segunda-feira, 15 de junho de 2009

Pressão para seguir padrões estéticos pode desencadear doenças psicológicas nas mulheres.

Lavar, passar, cozinhar, dar de comer aos filhos. A mulher de hoje pode ser mais que mãe e fazer várias coisas além de cuidar da casa. Ela, por exemplo, tem seu espaço no mercado de trabalho e tem direitos iguais aos dos homens. É comum, inclusive, encontrar famílias que são chefiadas e sustentadas por uma mulher. Além de todas as obrigações, muitas ainda fazem questão de estarem sempre arrumadas, de frequentar academia. Mas será que tudo isso pesa na vida da mulher moderna? A psicóloga Clarissa Teles diz que sim. Segundo ela, as mulheres são diariamente pressionadas para fazer com perfeição as tarefas domésticas e os compromissos de trabalho; para se vestirem bem; para ter o corpo bonito. Ela lembra que é natural a mulher procurar ficar bonita, usar cosméticos, fazer cirurgias plásticas quando achar conveniente. O que não é saudável é o excesso, é o desgaste para seguir um padrão de beleza que, muitas vezes, elas não têm condição de sustentar, seja pela falta de tempo ou de dinheiro. Tudo isso mexe com a autoestima e acaba desencadeando doenças, como afirma a psicóloga:

"Mas eu não estou de acordo com o padrão de beleza, o padrão de beleza que a sociedade exige, e as mulheres que não dão conta, não tem esse poder aquisitivo para dar conta de toda essa demanda que a mulher está insatisfeita gera uma depressão, uma ansiedade, transtorno do pânico, porque ela deixa de sair de casa até algumas vezes por não estar dentro desse padrão, e aí pode ocasionar todos esses sintomas."

A psicóloga Clarissa Teles aconselha as mulheres que se sentirem estressadas e pressionadas a procurarem ajuda, seja por meio de uma terapia ou de uma rede de apoio especializada.

Reportagem, Cynthia Ribeiro

Um comentário:

  1. axei bem interessado neste depoimento, muito importante, pois muitas das vezes elas se sentem pressionadas de alguma forma!!!

    bem legal!!!!

    ResponderExcluir