quarta-feira, 17 de junho de 2009

Companhias francesas e brasileiras juntam-se no Festival Mundial de Circo

A 5ª edição do Festival Mundial de Circo de Belo Horizonte será dedicada ao Ano da França no Brasil e será realizada entre os dias 19 e 28 de junho. Para comemorar as relações entre os dois países, seis grupos circenses franceses e dez brasileiros irão armar a lona na Funarte. Além dos espetáculos, serão realizadas também oficinas, seminários, palestras, mostra de filmes, lançamentos de livros e exposições.

“O Festival Mundial de Circo, evento bienal, resolveu homenagear a produção circense francesa por ocasião do Ano da França no Brasil. Será um espetáculo inesquecível para o respeitável público amante do circo”, destacou o gerente de Intercâmbio e Projetos Especiais do Ministério da Cultura, Rodrigo Galletti.

O Centre National des Arts du Cirque (CNAC) é o convidado especial da edição deste ano e ficará responsável pela abertura do festival com seu mais recente espetáculo, “20º Première”. Serão 12 artistas em cena, de diversas nacionalidades, que construirão a exibição através de lembranças dos territórios da infância e do circo de antigamente, confrontados ao imaginário contemporâneo. O resultado é um espetáculo vivo, pulsante e que em alguns momentos faz a platéia acreditar que não existe gravidade.

No evento, estarão presentes os presidentes do Comissariado Brasileiro do Ano da França no Brasil, Danilo Santos de Miranda, e do Comissariado Francês, Yves Saint-Geours, e Anne Louyot, Comissária-Geral do Comissariado Francês, que marcarão a abertura do festival ao público.

O principal foco é o intercâmbio e a troca de experiências entre circenses franceses e brasileiros para resgatar, impulsionar e fomentar o circo, relata a coordenadora do Festival, Fernanda Vidigal. “A realização do 5º Festival Mundial de Circo – Edição Ano da França no Brasil é com certeza uma oportunidade para concretizarmos trocas de experiências entre França e Brasil, além de apresentarmos ao público brasileiro uma mostra da produção circense contemporânea de ambos os países”, ressaltou.

O Festival Mundial do Circo é apresentado pela V&M do Brasil, Cemig e Governo de Minas Gerais, com patrocínio da Petrobras e Oi. Ele é realizado pela Agentz Produções, com parceria dos governos da França e do Brasil e da CulturesFrance e apoio da Prefeitura de Belo Horizonte, Belotur, Funarte, Ministério da Cultura e Accor.

Assessoria do Ano da França no Brasil: Entrelinhas Comunicação
http://www.festivalmundialdecirco.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário