quarta-feira, 24 de junho de 2009

Álcool: Pesquisa mostra que substância leva seis minutos para atingir o cérebro

O álcool leva apenas seis minutos para agir no cérebro. É o que constatou um grupo de pesquisadores da Universidade de Heidelberg, na Alemanha. O estudo mostrou que no breve intervalo de tempo em que homens e mulheres beberam a mesma quantidade de álcool, a concentração da substância no sangue já prejudicava a capacidade de dirigir dos candidatos. O psiquiatra e diretor do Programa de Extensão em Alcoologia da Universidade Estadual do Rio de Janeiro, Osvaldo Sáide, explica que alguns fatores podem interferir na velocidade de absorção do álcool pelo organismo:

"Você vai sentir mais facilmente o efeito da bebida alcoólica se você estiver absolutamente em jejum, a absorção é rápida, mas se você estiver se alimentando, demora um pouco mais. A diferença é da absorção, na eliminação não há diferença, porque como a eliminação tem um metabolismo muito típico, então não há modificação pelo fato de você estar se alimentando. A eliminação nas duas pessoas, na que comeu e na que não comeu, a eliminação é no mesmo tempo."

Ou seja, pessoas que beberem de estômago vazio ou cheio vão levar o mesmo tempo para eliminar o álcool do sangue, de acordo com o psiquiatra. Segundo Osvaldo Sáide, outros fatores podem interferir na absorção do álcool, como peso, sexo e até mesmo ser mais ou menos acostumado a beber.

Reportagem, Luciana Cobucci

Nenhum comentário:

Postar um comentário