sexta-feira, 26 de junho de 2009

Hoje é o Dia Internacional de Combate às Drogas.

Hoje, 26 de junho, é o Dia Internacional de Combate às Drogas. Dados da Organização das Nações Unidas revelam que, na América do Sul, o consumo de cocaína está aumentando a cada ano. A estimativa é que oitocentas e setenta mil pessoas consumam a droga. Mas no Brasil, a maior preocupação é com o aumento no número de dependentes de crack. Entre 2001 e 2005, a quantidade de usuários da droga pulou de zero vírgula quatro por cento para zero vírgula sete por cento entre pessoas de doze a sessenta e cinco anos. Para evitar o crescimento no consumo dessas drogas e, também, álcool e tabaco, o Ministério da Saúde lançou neste mês um plano emergencial que vai equipar melhor o Sistema Único de Saúde. A meta é ter profissionais mais capacitados para prevenir a população, além da infraestrutura básica para tratar os danos causados aos usuários. O técnico da Coordenação de Saúde Mental do Ministério da Saúde Francisco Cordeiro explica que, para combater as drogas, é importante não discriminar quem usa:

"Uma coisa muito importante de dizer é o combate ao estigma e preconceito. Cada vez mais a gente tem que ter claro, que pessoas que usam álcool e drogas são pessoas, e podem precisar da nossa ajuda. E nós temos que trabalhar cada vez mais pela inclusão dessa pessoa, e não reforçar estereótipos e estigmas que apenas excluem essas pessoas. E que elas tenham cada vez mais um cuidado mais adequado às suas necessidades."

O técnico da Coordenação de Saúde Mental afirmou, ainda, que a meta do Ministério da Saúde é promover ações em todas as capitais do País, além dos municípios que fazem fronteira com outros países, para evitar a que a droga chegue ao Brasil.

Reportagem, Janary Damacena

Nenhum comentário:

Postar um comentário