sábado, 13 de junho de 2009

Novas tecnologias podem colaborar para a correta gestão dos recursos hídricos no País

A má gestão dos recursos hídricos pode trazer problemas graves para a população. Quem nunca ouviu falar de lugares que convivem com a falta d'água? De municípios que sofrem com a poluição dos rios ou que têm problemas com saneamento básico? Questões que poderiam ser evitadas com projetos de infraestrutura adequados para a ocupação do solo e abastecimento de água das cidades. E é aí que entra a importância do planejamento urbano dos recursos hídricos. A engenheira civil Marília Melo explica como a elaboração de um projeto pode colaborar para o uso racional da água:

"O planejamento de recursos hídricos tem que estar muito voltado e muito ligado com outras políticas públicas setoriais, como, por exemplo, o planejamento de uso e ocupação do solo, que a engenharia também tem uma atuação estratégica. O engenheiro é um profissional que permeia diversas políticas públicas setoriais, nesse planejamento de uso e ocupação do solo, planejamento da área de saneamento, da área de recursos hídricos. E essa visão interdisciplinar do engenheiro, inserindo a variável ambiental, é fundamental para que a gente possa melhorar a qualidade ambiental de uma forma geral."

A engenheira Marília Melo explica que é possível, por exemplo, criar soluções para estocar água no período de estiagem e estações de tratamento de esgoto, ou implantar tecnologias para tratamento de afluentes industriais. O papel do planejamento na gestão dos recursos hídricos foi um dos temas de destaque do Congresso Mundial de Engenharia, o WEC, promovido pelo Conselho Federal de Engenharia, Arquitetura e Agronomia no ano passado.

Reportagem, Roberta Nunes

Nenhum comentário:

Postar um comentário