segunda-feira, 22 de junho de 2009

Preocupação com desenvolvimento sustentável cria oportunidades para técnico agrícola

Para quem quer ingressar no mercado de trabalho sem ter de fazer um curso de nível superior, a profissão de técnico agrícola pode ser bastante interessante. Isso porque a crescente preocupação com o desenvolvimento sustentável do agronegócio e o surgimento de novas tecnologias tem ampliado as áreas de atuação deste profissional. Responsável por prestar assistência ao produtor rural, o técnico agrícola trabalha em diversas frentes: desde o auxílio à agricultura familiar até a produção de biocombustíveis, áreas em crescimento no País. Ele pode atuar também na elaboração de projetos de crédito rural, de orçamentos, além de auxiliar no desenvolvimento de novas tecnologias. O técnico agrícola Erberto Silva explica que as possibilidades podem variar de acordo com o perfil do candidato:

"As fronteiras agrícolas despontam como um mercado de trabalho bastante promissor para aqueles que são aventureiros, aqueles que são empreendedores natos. Ou ele pode, em casos contrários, especializar-se em uma determinada atividade agropecuária da região e galgar degraus dentro de uma empresa ou dentro de uma propriedade agrícola com cunho empresarial."

Erberto Silva lembra, diz ainda, que os cursos de reciclagem para a categoria são outra maneira de se inserir no mercado de trabalho. Qualquer pessoa que tenha feito o ensino fundamental completo, ou mesmo o ensino médio completo, pode fazer o curso para técnico agrícola, profissão já regulamentada pelo Conselho Federal de Engenharia, Arquitetura e Agronomia.

Reportagem, Cynthia Ribeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário