quinta-feira, 1 de abril de 2010

Projeto pretende usar lan houses como base para ensino a distância

A popularização dos computadores está mudando o pensamento dos proprietários de lan houses sobre a forma de atuar no mercado. Pesquisa do Comitê Gestor da Internet (CGI) de 2007 mostra que 49% dos acessos à rede são realizados nesses estabelecimentos. O CGI é um órgão governamental criado para coordenar e integrar todas as iniciativas de serviços internet no país.

Um projeto-piloto, lançado nesta terça-feira (30), em São Paulo, pelo Sebrae e o CDI, visa exatamente levantar informações sobre o setor e levar conhecimento em gestão e formalização aos proprietários. O Sebrae-CDI-Lan já foi lançado no Rio de Janeiro na semana passada e será estendido para duas cidades do Pará (Marabá e Parauapebas) na próxima semana.

A fase piloto vai durar quatro meses. O Sebrae-CDI-Lan está apoiado em três ações principais: mapeamento das lan houses no Estado, capacitação sobre gestão empresarial e formalização e divulgação e utilização dos produtos Sebrae por lan houses credenciadas. “O projeto mostra que a lan house pode ser um centro de aprendizado, popularizando os recursos da tecnologia da informação. É preciso aproveitar essa grande diversidade de entretenimento e lazer para gerar conhecimento e inclusão social”, diz Márcia Matos, coordenadora do projeto no Sebrae.

Para alcançar este objetivo, as lan houses têm de seguir um código de conduta ética e estar preparadas para oferecer cursos e serviços, investindo em capacitação, orientação e empreendedorismo. Até o final de 2010, o Sebrae pretende credenciar 400 empresas. “Queremos empreendimentos que estejam totalmente legalizados, com bom gerenciamento, cujos proprietários tenham feito cursos do Sebrae e que conheçam o universo das micro e pequenas e empresas”, esclarece.

Para conhecer mais sobre o projeto, é possível acessar o site do CDI-Lan (http://www.cdi.org.br/page/sobre-cdi-lan) ou blog do Sebrae (http://lanhousedofuturo.wordpress.com) ou a Rede de Atendimento, Informação e Orientação (http://raiobrasil.ning.com) e se cadastrar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário