domingo, 18 de abril de 2010

Profissionais reconhecidos: Quarenta e sete atividades foram incluídas na listagem da Classificação Brasileira de Ocupações

Agente de microcrédito, tecnólogo em logística ou em meio ambiente, musicoterapeuta, psicólogo acupunturista, enfermeiro da estratégia de saúde da família e engenheiro de alimentos são algumas profissões que acabam de entrar na listagem da Classificação Brasileira de Ocupações (CBO), elaborada pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). Ao todo, foram incluídas 47 atividades, que agora somam uma relação com 2.511 ocupações, reunidas em 607 famílias, 192 subgrupos, 48 subgrupos principais e 10 grandes grupos.

Embora não tenha fins de oficialização —há muitas profissões já legitimadas que não constam na classificação —, a listagem cumpre o importante papel, segundo os especialistas , de ajudar a elaborar políticas públicas, analisar a evolução do mercado, identificar riscos de desemprego, doenças ocupacionais e acidentes de trabalho. “A listagem permite fazer um monitoramento de todas as ocupações”, ressalta Antônio Iburra, técnico do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), em São Paulo.

Jornal Estado de Minas para assinantes

Nenhum comentário:

Postar um comentário