segunda-feira, 26 de abril de 2010

Sociedades médicas e Ministério da Saúde lançam campanha conjunta de alerta contra a hipertensão

As sociedades brasileiras de Hipertensão (SBH), de Cardiologia (SBC) e de Nefrologia (SBN) iniciam nesta segunda-feira dia 26, em parceria com o Ministério da Saúde, a campanha nacional “Prevenir a Hipertensão é Uma Escolha. Só Depende de Você”. A campanha será lançada em Brasília pelo ministro José Gomes Temporão e tem o intuito de fazer um alerta à população sobre a importância de se prevenir e tratar a hipertensão.

O cardiologia Luiz Bortolotto, conselheiro da SBH e coordenador da campanha pela entidade, afirmou que, apesar de a hipertensão não apresentar sintomas na maioria dos casos, a doença pode levar à morte. A hipertensão é um dos grandes fatores de risco para o derrame cerebral, que é a principal causa de morte no Brasil.

“Oitenta por cento dos derrames têm relação com a hipertensão. E é uma coisa que a gente pode evitar”, disse o médico reforçando a necessidade de se medir a pressão arterial de forma rotineira.

“O único jeito de saber [se a pessoa tem a doença] é medindo a pressão. Tem que medir a pressão regularmente, independentemente de qual seja a especialidade do médico”, recomendou o cardiologista.

De acordo com o especialista, o Brasil está dentro da média mundial de prevalência da hipertensão arterial, que é de 20% a 30% da população. Em termos de controle da doença, entretanto, o Brasil está abaixo do recomendado. Segundo Bortolotto, o brasileiro precisa dar mais atenção a essa medida simples e, depois de receber o diagnóstido de hipertenso, deve seguir a orientação médica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário