quarta-feira, 14 de abril de 2010

JIMI 2010 tem início nesta semana

Começa nesta sexta-feira (16/04) a 1ª Etapa do Programa Minas Olímpica JIMI 2010 - Jogos do Interior de Minas, evento promovido pelo Governo do Estado e executado pelo Instituto de Gestão Organizacional e Tecnologia Aplicada (IGETEC), sob a supervisão da Secretaria de Estado de Esportes e da Juventude (SEEJ-MG). O JIMI integra o Projeto Estruturador Minas Olímpica, do Governo do Estado, e completa em 2010 a sua 26ª Edição.

Na 1ª Etapa, também chamada de Microrregional, os jogos serão sediados por doze municípios, localizados em diferentes regiões de Minas Gerais. Nesta fase, cerca de 190 municípios do interior do Estado disputarão as modalidades coletivas de basquetebol, futsal, handebol e voleibol.

Entre os dias 16/04 e 21/5, serão realizadas as disputas da Microrregional B, nas cidades de Conselheiro Lafaiete, Almenara, Corinto, Barbacena, Caxambú e Monte Carmelo. Já entre os dias 30/04 e 05/05, a competição acontecerá na Microrregional A, que será realizada nos municípios de Arcos, Ipatinga, Montes Claros, Cataguases, Camanducaia e Frutal.

O Superintendente da Secretaria de Esporte e Lazer de Barbacena, José Luiz Miranda Magalhães Filho, conta que a cidade já está preparada para receber os atletas da Região Sudeste do Estado. “Os alojamentos estão organizados e foram feitas pequenas reformas em dois ginásios da cidade, adequando-os para sediar os jogos”, afirma. Segundo José Luiz, há 22 anos Barbacena não sedia um evento esportivo deste porte. “Vamos trabalhar duro para que o sediamento seja um marco para a cidade, colaborando para o resgate da cidadania dos Barbacenenses”, conta.

Segundo o Diretor de Esportes de Conselheiro Lafaiete, Bruno Santiago da Matta Nogueira, todas as ações para o sediamento do Minas Olímpica JIMI estão sendo realizadas dentro do prazo estabelecido pela Coordenação da competição. Ele conta que, das sete quadras que serão usadas nos jogos, três receberam reformas, como pintura, aperfeiçoamento da parte elétrica, instalação de lonas para bloquear o sol e melhorias de segurança das instalações.

Etapas

A competição acontece em três etapas: na primeira, ou Microrregional, são disputados os esportes coletivos de basquetebol, futsal, handebol e voleibol. Esta fase é realizada em 12 cidades de diferentes microrregionais do Estado.

Os vencedores da primeira fase seguem para a segunda etapa, ou Regional, que é sediada por seis municípios. Nesta fase são selecionadas as equipes que seguirão para a final dos esportes coletivos. Em 2010, as disputas desta fase serão realizadas entre os dias 20/07 e 25/05. Estão confirmadas como sedes da 2ª Etapa as cidades de Mariana, Jequitinhonha, Janaúba, Manhuaçu, Camanducaia e Ituiutaba.

A terceira etapa, ou Estadual, é sediada em somente uma cidade. Neste ano, será a vez do município de Montes Claros receber, entre os dias 08/10 e 17/10, as finais das modalidades coletivas e também as competições individuais de atletismo, ciclismo, ginástica artística, judô, karatê, natação, peteca (em dupla), taekwon-do, tênis de mesa, trampolim e xadrez. Os portadores de necessidades especiais participam no atletismo, basquetebol para cadeirantes, natação e tênis de mesa adaptado.

A cada ano, participam das três etapas do Minas Olímpica JIMI cerca de 15.000 atletas e 200 municípios.

Nenhum comentário:

Postar um comentário