quinta-feira, 8 de abril de 2010

Polícia Federal prende 31 pessoas que usavam organizações não governamentais para fraudar licitações e desviar recursos públicos em quatro estados

Uma investigação da Polícia Federal e da Controladoria-Geral da União (CGU) descobriu um grande esquema de fraudes em licitações da Fundação Nacional de Saúde (Funasa) e levou à prisão, novamente, Valdebran Carlos Padilha Silva, que ficou conhecido por ser um dos “aloprados” que tentou comprar um falso dossiê contra o então governador de São Paulo, José Serra (PSDB), em 2006. Além dele, outras 30 pessoas foram detidas em Minas Gerais, Brasília, Mato Grosso, Goiás e Rondônia, durante a Operação Hygeia. O esquema, que envolve políticos, organizações não-governamentais (ONGs) e empresários, pode ter desviado, nos últimos anos, pelo menos R$ 250 milhões dos cofres públicos.

Valdebran Padilha Silva ganhou o apelido de aloprado do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que disputava a reeleição em 2006. Em entrevista coletiva, ele condenou a ação do empresário. “Porque um bando de aloprados decidiu comprar um dossiê, porque tem uma denúncia, quero saber do conjunto da obra. Se tem um candidato que não precisava de sarna para se coçar, era eu”, afirmou Lula na época.

Matéria completa para assinantes Jornal Estado de Minas

Nenhum comentário:

Postar um comentário