terça-feira, 1 de setembro de 2009

TRE vai divulgar a ficha dos candidatos

Poucos dias depois de lançar a campanha Voto Forte, que coloca em pauta a escolha responsável do voto junto à comunidade, o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MG) anunciou que disponibilizará aos eleitores informações sobre a vida pregressa dos candidatos às eleições de 2010.

Os dados poderão ser acessados no site do tribunal ou por meio do Disque-Eleitor, a partir de junho do ano que vem, depois das convenções dos partidos políticos, quando é enviada ao TRE toda a documentação dos políticos para registro das candidaturas.

Entre os documentos encaminhados constam declarações de bens, comprovantes de escolaridade e certidões criminais fornecidas pela Justiça federal e estadual com jurisdição no domicílio eleitoral do candidato, no caso, Minas Gerais. Caso a certidão seja positiva, o eleitor poderá acessar o processo (desde que não esteja submetido ao regime de sigilo de Justiça), e saber se o candidato foi condenado ou está respondendo a algum tipo de crime.

“O direito de o povo votar em malandro é democrático, mas o Judiciário não pode ser omisso, compactuar com o silêncio, tem que informar o que está ao seu alcance”, disse o desembargador Almeida Melo, presidente do TRE, durante palestra no auditório do tribunal, na sexta-feira.

Portal UAI

Nenhum comentário:

Postar um comentário