segunda-feira, 14 de setembro de 2009

Justiça promove Semana de Conciliação em todo o país

Conselho Nacional de Justiça (CNJ) inicia, nesta segunda-feira, dia 14 de setembro, a Semana de Conciliação e do Esforço do Judiciário no Julgamento de Processos. O objetivo é estimular a população a usar a conciliação para a solução de conflitos e garantir a mobilização dos órgãos do Judiciário. Uma forma simples e bastante ágil é a conciliação realizada nas Câmaras de Arbitragens. Segundo Claudia Resende, gestora da CAMARCOM - Câmara de Arbitragem, Conciliação e Mediação em Belo Horizonte, 80% dos processos são solucionados na primeira audiência de conciliação. “Se na justiça pública uma ação pode demorar até dez anos para ser julgada em última instância, uma conciliação pode ser concluída, de acordo com as suas particularidades, em 20 dias se houver acordo entre as partes. O prazo máximo para a solução de um conflito nas Câmaras de Arbitragens é de 180 dias, conforme a lei 9.307/96”, informa Resende.

No Brasil, o desafio das Câmaras de Arbitragem, Conciliação e Mediação é massificar os benefícios proporcionados pela solução rápida de conflitos e, assim, desafogar o sistema judiciário que está abarrotado de processos.

A Semana de Conciliação e do Esforço do Judiciário no Julgamento de Processos acontece em todo o país até dia19 de setembro.

Para mais informações e entrevistas contate a Assessoria de Imprensa Carolina Pimentel - Jornalista mtb. 54.466 - (19) 3579.2233

Um comentário: