segunda-feira, 28 de setembro de 2009

IEF-MG promove evento de educação ambiental em Baependi para conscientizar a população sobre a prevenção a incêndios florestais

O Instituto Estadual de Florestas (IEF), integrante do Sistema Estadual de Meio Ambiente, desenvolve, como parte de suas atividades, um amplo Programa de Prevenção e Combate a Incêndios Florestais - o Previncêndio. Desenvolvido em parceria com o Corpo de Bombeiros de Minas Gerais, este programa é composto por um conjunto de ações de prevenção, monitoramento, controle e combate a incêndios florestais que abrange todo o Estado de Minas Gerais.

Parte importante do Previncêndio é a realização de campanhas educativas sobre o uso correto do fogo por produtores rurais, em processo de queimadas autorizadas, e pela população em geral, para preservação de unidades de conservação - áreas de preservação ambiental que estão sob a proteção do Estado. Para a prevenção e combate a incêndios o IEF, a partir de agosto deste ano, promoverá eventos de educação ambiental em 20 cidades que abrigam muitas das importantes unidades de conservação existentes em Minas Gerais. Em parceria com prefeituras e órgãos municipais, o IEF fará apresentações teatrais, oficinas e gincanas em praças públicas, com o objetivo de conscientizar a população sobre sua responsabilidade em relação ao uso do fogo e às formas de se prevenir incêndios. A participação é gratuita.

Em Baependi, o evento será realizado no dia 03 de outubro, a partir das 10h, na Praça Monsenhor Marcos, Centro.

A Campanha do Previncêndio

A campanha de prevenção a incêndios criada pelo IEF-MG tem como objetivo, além de informar a população sobre os cuidados para o uso do fogo no entorno das unidades de conservação, mobilizá-la para a ação em conjunto na prevenção e identificação de focos de incêndio.

Para auxiliar nesse engajamento, a campanha conta com um mascote que é um beija-flor e tem como slogan “Bata suas asas nesta defesa”. O mascote foi escolhido com base na fábula que narra sobre um incêndio numa floreta na qual apenas o beija-flor fica para tentar apagar as chamas. Ao final da história, quando questionado sobre sua fragilidade, sobre a pequena quantidade de água que conseguia levar em seu bico e a respeito da efetividade de sua ação, o beija- flor responde: ao menos, eu fiz a minha parte.

É esse sentimento de co-responsabilidade que a equipe do Previncêndio quer despertar em todas as pessoas para que elas sejam agentes na prevenção às queimadas, principalmente naquelas populações que residem ou que convivem diretamente com regiões que, por sua beleza e diversidade ambiental, apresentam-se como áreas de maior risco para focos de incêndios. Com prevenção, não há fogo.

Dados do evento

Data: 03 de outubro (Sábado)
Local: Praça Monsenhor Marcos
Horário: A partir das 10h.

Contatos para entrevista

Cláudia Melo
claudia.melo@meioambiente.mg.gov.br
Telefone: (31) 3219-5689

Informações adicionais

http://iefprevincendio.blogspot.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário