segunda-feira, 14 de setembro de 2009

Pesquisa aponta que produtos orgânicos não são mais saudáveis que os comuns

Alimentos orgânicos não são mais saudáveis do que os alimentos comuns. É o que aponta um estudo da Escola de Higiene e Medicina Tropical de Londres. De acordo com os pesquisadores, a revisão de cento e sessenta e dois artigos científicos publicados nos últimos cinquenta anos não constatou diferença significativa entre os alimentos cultivados sem agrotóxico e os outros. Com a promessa de serem mais saudáveis por não usarem pesticidas e fertilizantes artificiais, os orgânicos são vendidos mais por um preço maior. Para quem não quer pagar mais caro por estes alimentos, o engenheiro agrônomo do Sistema Confea/Crea, José Paulo Saes, alerta que uso de agrotóxicos só é prejudicial à saúde quando usado incorretamente:"O produto agrícola em que for usado, seja legumes, hortaliças, ou o que for, se usar dentro das doses recomendadas e com os intervalos e as carências não tem problema nenhum. Você vai comer um alimento saudável."

O engenheiro agrônomo destaca, ainda, que o acompanhamento profissional na hora de aplicar o produto é fundamental. E Paulo Saes defende que quem compra deve cobrar a qualidade do alimento:"Talvez se o consumidor for um pouco mais exigente no produto que ele for comprar, exigindo que tenha um profissional responsável, ele vai ter um produto mais saudável. Aí o produtor vai sentir do outro lado da ponta. A hora que não comprar mais o produto dele, pois não tem um profissional responsável ele vai ter que se adequar ao sistema. Então estou inteirando que isto é um efeito de conscientização da população. A hora que a população exigir, na hora que ele for comprar e estiver lá na prateleira responsável técnico e tal e ter o nome deste responsável, com certeza ele estará comprando um produto saudável."

Outra dica que o engenheiro agrônomo dá aos consumidores na hora da compra é verificar na embalagem se há indicação de o produto tem um responsável técnico. Para José Paulo Saes, esta é a principal garantia que o consumidor pode ter.

Reportagem, Luciana Cobucci

Nenhum comentário:

Postar um comentário