terça-feira, 6 de abril de 2010

Jovens devem ser vacinados para evitar disseminação do vírus H1N1

Até o dia vinte e três de abril, jovens de 20 a 29 anos devem procurar os postos de saúde para serem imunizados contra a gripe A. Está é terceira fase da campanha nacional de vacinação contra a doença. O infectologista da Universidade Federal de São Paulo, Celso Granato, conta que os jovens devem ser vacinados para evitar uma nova onda de infecção pelo vírus H1N1:

"Esse grupo é muito numeroso. Muita gente nessa faixa etária está na universidade ou está começando a vida profissional. Eles têm contato com muita gente e também disseminam muito a infecção."

O Ministério da Saúde incluiu os jovens entre vinte e vinte e nove anos na campanha porque no ano passado a doença atingiu muitas pessoas nessa faixa etária. Celso Granato afirma que a vacina é segura:

"Já existem levantamentos feitos nos Estados Unidos e essa vacina se tornou muito segura. É importante para que os jovens tenham a sua proteção. Eventualmente, algumas pessoas podem ter um pouco de dor no local da aplicação, mas isso é passageiro e depois de um dia ela não vai nem lembrar mais que tomou a vacina."

O infectologista lembra ainda que mesmo depois de receber a dose as pessoas devem manter os hábitos de higiene, como lavar as mãos. Jovens entre vinte e vinte e nove anos devem procurar um posto de saúde até o dia vinte e três de abril. Gestantes, doentes crônicos e crianças entre seis meses e dois anos incompletos ainda podem se vacinar contra a gripe A. A dose é contra-indicada apenas para quem tem alergia a ovo.

Um comentário:

  1. Tenho 21 anos mas ainda não tomei a vacina,
    ainda posso tomar?,mesmo depois da data estabelecida?

    ResponderExcluir