sexta-feira, 4 de setembro de 2009

Jovens de Minas Gerais podem participar do Aprendiz Legal

A Rede Cidadã é uma organização sem fins lucrativos que está oferecendo oportunidades de trabalho para 500 jovens de 18 a 22 anos, com ensino médio completo. Os jovens selecionados vão trabalhar em empresas da região metropolitana de Belo Horizonte e participarão do programa Aprendiz Legal, uma parceria da Rede Cidadã com a Fundação Roberto Marinho. Os jovens interessados devem se dirigir à Rua Pará de Minas, 28 (continuação da Rua Padre Eustáquio), no dia 10 de setembro, quinta-feira, das 8h às 12h.

Estruturado a partir de conceitos como ética, diversidade e profissionalismo, dentre outros, o programa Aprendiz Legal é uma iniciativa da Fundação Roberto Marinho em parceria com o CIEE, e procura resolver um problema recorrente no país: o acesso ao mercado de trabalho. Baseado na lei 10.097/2000 - que obriga empresas de médio e grande porte a contratar jovens de 14 a 24 anos como aprendizes, cumprindo cotas que variam de 5% a 15% do número de funcionários efetivos qualificados - o programa vai além do papel de ajudar o governo federal a atingir a meta de incentivar a contratação de 800 mil aprendizes até 2010. Promove uma reflexão sobre a Responsabilidade Social nas Empresas.

Atualmente, 4.000 empresas adotam o Aprendiz Legal e cerca de 15 mil jovens são beneficiados pelo programa em todo o país. Mas esse número ainda pode crescer muito mais. Segundo uma pesquisa feita pelo Ministério do Trabalho e Emprego, o potencial para contratação de aprendizes em todo o Brasil chega a quase 1,3 milhão, mas apenas 140 mil jovens estão empregados. Portanto, há, de fato, a necessidade do estímulo, por parte do CIEE, da Fundação Roberto Marinho e de outras entidades, à formação e inserção dos jovens no mercado.

O Aprendiz Legal oferece formação profissional de qualidade para os jovens que estão cursando ou já completaram o ensino fundamental, com a finalidade de ampliar sua participação no mercado de trabalho. O suporte pedagógico e institucional do programa é feito pela Fundação Roberto Marinho, assim como a elaboração do material didático. O CIEE é responsável pela formação teórica dos aprendizes, sua certificação e o processo educacional junto às empresas.

O contrato com o aprendiz tem duração de até dois anos com salário mínimo/hora, mas o empregador pode pagar um salário maior do que o previsto em Lei. O aprendiz cumpre parte do tempo de seu contrato no CIEE, onde realiza o aprendizado teórico, e a outra parte do tempo na empresa, trabalhando. Com a qualificação oferecida pelo programa, os participantes tornam-se aptos para enfrentar os desafios do mercado de trabalho.

O Aprendiz Legal torna acessível o material didático a jovens portadores de deficiência visual e auditiva. O módulo básico do programa foi transcrito e impresso em Braille e os vídeos foram traduzidos em LIBRAS, a língua brasileira de sinais. Com base no princípio da interdisciplinaridade, os conceitos abordados pelo programa são contextualizados no cotidiano dos jovens e também em situações encontradas no mercado de trabalho.

Os vídeos do programa, que também são transmitidos pelo Canal Futura, mobilizam os jovens, as empresas e a sociedade para a discussão sobre o futuro profissional da juventude brasileira. Um ambiente virtual foi concebido pelo programa, para ser uma ferramenta de articulação, monitoramento, mediação pedagógica e comunicação de todos os agentes envolvidos. Os interessados em obter mais informações devem acessar o site www.aprendizlegal.org.br.

Mais informações:
Approach
Janaína Soares - Janaina.soares@approach.com.br
Tel.: (21) 3232-8862
Amanda Nunes - amanda.approach@frm.org.br Tel.: (21) 3232-8862

Fundação Roberto Marinho
Adriana Martins - adriana@frm.org.br
Tel: (21) 3232-8864

Nenhum comentário:

Postar um comentário