quarta-feira, 29 de abril de 2009

Serviços de governo eletrônico são utilizados por 22% da população brasileira

O uso do governo eletrônico já alcança vinte e dois por cento da população de todo o País. Considerando apenas a área urbana, vinte e cinco por cento das pessoas utilizam algum serviço disponibilizado pelo governo na internet. Na área rural, esse índice é de sete por cento. Os dados fazem parte dos resultados complementares da quarta Pesquisa Sobre Uso das Tecnologias da Informação e da Comunicação no Brasil, divulgados pelo Comitê Gestor da Internet no Brasil. Para o secretário de Logística e Tecnologia da Informação do Ministério do Planejamento, Rogério Santanna, os serviços de governo eletrônico pela internet facilitam, e muito, a vida do cidadão.

"Há uma economia enorme de tempo , considerando que ele pode fazer isso na hora que ele mais tiver disponível, 24 horas por dia, sete dias por semana. Há uma enorme economia de tempo de se deslocar para uma repartição para obter um documento, para obter uma informação, ter que entrar em uma fila. Então, o governo eletrônico tem grandes vantagens para os usuários que é a simplificação e o aumento do uso do seu tempo livre."

O secretário de Logística e Tecnologia da Informação do Ministério do Planejamento lembra que a impressão de documentos e o pagamento de taxas são os serviços do governo mais procurados pelos usuários da internet. Além disso, ele destaca que quase cem por cento das declarações do Imposto de Renda no País também já são entregues por meio eletrônico. A maior parte das pessoas que usam o governo eletrônico são da classe A, setenta e sete por cento, e moram no Centro-Oeste.

Reportagem, Leilane Alves

Nenhum comentário:

Postar um comentário