quarta-feira, 22 de abril de 2009

Muitos estudantes abandonam a escola por falta de interesse nos estudos

A falta de interesse na escola ainda é um dos fatores que mais influenciam os jovens entre quinze e dezessete anos a pararem de estudar. É o que aponta um estudo divulgado pela Fundação Getúlio Vargas. De acordo com a pesquisa, quase dezoito por cento dos jovens nessa faixa etária estão fora da escola. Quarenta por cento desse total deixam de estudar por desinteresse, enquanto vinte e sete por cento abandonam os estudos para trabalhar. São Paulo e Porto Alegre são as cidades com maior índice de abandono da escola, com dezenove e dezoito por cento, respectivamente. Marcelo Neri, coordenador da pesquisa "Motivos da Evasão Escolar", acredita que o papel da família é fundamental para estimular os adolescentes a continuarem na escola:

"Mais de sessenta por cento dos evadidos estão nesses três anos de idade. Então, realmente, se a gente quiser melhorar a evasão escolar no Brasil a gente tem que atacar essa idade, que seria a idade do ensino médio se não houvesse repetência. Na verdade, são vários fatores que atuam na evasão. Agora, a variável fundamental chama-se o estudante, a criança, o adolescente e a família dele. Então, eu acho que família, pais em particular são fundamentais em todo o desenvolvimento educacional das crianças."

Segundo Marcelo Neri, quase onze por cento dos jovens apontam a falta de oferta de escolas como motivo para a evasão. O estudo foi baseado em dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios de dois mil e quatro e dois mil e seis, e na série de dois mil e dois a dois mil e oito da pesquisa mensal de emprego do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística.

Reportagem, Cynthia Ribeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário