quinta-feira, 30 de abril de 2009

Plano busca combater assoreamento em São Tomé das Letras

Técnicos da Gerência de Desenvolvimento e Apoio às Atividades Minerárias (Geadam) da Fundação Estadual de Meio Ambiente (Feam) estiveram, entre os dias 27 e 29 de abril, em São Tomé das Letras, na região Sul de Minas. O objetivo da visita foi dar continuidade ao Plano de Ação para Sustentabilidade no Setor Rochas Ornamentais. São Tomé é um município com grande produção de Quartzito.

Nesses dois dias, os técnicos se reuniram com o prefeito do município, José Roberto da Silva e discutiram as ações que estão sendo implementadas pela prefeitura, parceira do projeto. “A prefeitura vai inaugurar, nesta sexta-feira (1º), a sede do Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente (Codema) e da Secretaria Municipal de Meio Ambiente”, destaca o gerente de Desenvolvimento e Apoio às Atividades Minerarias, Caio Rocha.

Outro encontro importante foi com mineradores da região. Participaram representantes de oito empreendimentos localizados ao longo do Ribeirão Passa-Quatro que, atualmente, está bastante assoreado. Eles percorreram o curso d’água com os técnicos a fim de identificar todos os pontos onde existe carreamento de material proveniente de áreas mineradas.

“Essa ação é fundamental para a revitalização do ribeirão e é um dos marcos mais importantes desse projeto. A intenção é eliminar os pontos de carreamento de material vindo das pilhas de estéril dessas mineradoras. Além disso, vai representar um ganho para a comunidade e para as pessoas que visitam São Tomé” explica Rocha.

O Plano de Ação para Sustentabilidade no Setor Rochas Ornamentais – Quartzito foi criado em 2008 e tem como objetivo propor ações e normas voltadas para a mineração de quartzito em São Tomé das Letras de forma sustentável.

Nenhum comentário:

Postar um comentário