segunda-feira, 20 de abril de 2009

Redução do IPI de eletrodomésticos promete aumentar a venda desses produtos.

Com o anúncio da redução do Imposto de Produtos Industrializados, o IPI, sobre os eletrodomésticos muitos brasileiros se preparam para ir às compras. O imposto foi reduzido para produtos da chamada "linha branca": geladeira, fogão, máquina de lavar e tanquinho. A medida, anunciada na última sexta-feira, quer incentivar o consumo interno no País, uma forma de estimular o crescimento da economia. As geladeiras, por exemplo, vão ter o IPI reduzido de quinze para cinco por cento, e as máquinas de lavar, de vinte para dez por cento. O economista Roberto Piscitelli explica que a redução do IPI dos eletrodomésticos é uma medida positiva para o consumidor. Mas ele deve ter atenção para fazer uma boa compra.

"Seguramente, haverá um aumento na venda desses produtos. Agora, não sei se o consumidor vai se apropriar dessa variação integralmente, se vai cair exatamente na mesma proporção do imposto. Para isso, seria preciso fiscalizar essas empresas, seria preciso saber, conhecer bem os preços desses produtos antes da medida do governo e ter muito cuidado na escolha do modelo, da série, etc."

Roberto Piscitelli lembra que o consumidor também deve ficar atento aos juros embutidos nas prestações, já que a redução do imposto sobre o preço total do produto nem sempre compensa numa venda a prazo. Mesmo com as recomendações, muitos consumidores ficaram entusiasmados com a nova medida,

Reportagem, Cynthia Ribeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário