sexta-feira, 24 de abril de 2009

Idosos com saúde frágil podem ter complicações, se não tomarem a vacina

A partir de amanhã, as pessoas com sessenta anos ou mais devem ir aos postos de saúde para se imunizar contra a gripe. É que começa neste sábado a Campanha Nacional de Vacinação do Idoso. A dose da vacina está disponível em todos os postos de saúde do País até o dia oito de maio. A influenza, também conhecida como gripe, é uma doença infecciosa que ataca o sistema respiratório e é altamente contagiosa. Por isso, o Ministério da Saúde pretende imunizar pelos menos oitenta por cento dos idosos brasileiros.

A vacinação é importante porque, primeiro, metade das complicações causadas pelo vírus da gripe são evitadas. Pessoas que têm doenças cardiovasculares, doenças no pulmão, pessoas que estão em situação debilitada, com a gripe, podem desenvolver quadros mais graves. E segundo, trinta por cento das internações por pneumonia poderiam ser evitadas.

De acordo com o ministro José Gomes Temporão, mais de duzentas e quarenta mil pessoas vão trabalhar durante a campanha. Além disso, o Ministério da Saúde investiu mais de cento e sessenta e dois milhões de reais para a compra de doses da vacina suficientes para toda a população do País.

Reportagem, Janary Damacena

Nenhum comentário:

Postar um comentário