terça-feira, 14 de abril de 2009

16 DE ABRIL - DIA MUNDIAL DA VOZ: Academia de Laringologia realiza campanha nas principais capitais brasileiras

Orientar a população sobre cuidados básicos com a voz e prevenir doenças como o câncer de laringe, nódulos e rouquidão. Este é o objetivo da Campanha Nacional da Voz, promovida há dez anos em todo o País em comemoração ao Dia Mundial da Voz, celebrado no dia dezesseis de abril. Este ano, a Associação Brasileira de Laringologia e Voz programou atividades nas principais capitais brasileiras, com palestras, dicas de uso correto da voz e exames. A otorrinolaringologista Luciana Niwanita, médica do Hospital Universitário de Brasília, destaca a importância da iniciativa para a prevenção e tratamento de doenças malignas:

"Chegam a ser diagnosticados quinze mil casos por ano no Brasil de câncer de laringe e o índice de mortes é muito grande porque é um câncer muito prevalente aqui no Brasil e muito relacionado ao cigarro também. Se o diagnóstico for feito precocemente, ou seja, quando o tumor está bem inicial, a chance de cura é muito alta, de cura e com o paciente sem grandes seqüelas. Então, essa é a boa notícia, que quando ele é diagnosticado precocemente tem tratamento e tratamento curativo mesmo, para a pessoa ser curada desse tipo de câncer."

A médica Luciana Niwanita lembra que qualquer pessoa pode adotar alguns hábitos para evitar problemas na voz, como tomar muita água e evitar falar alto e rápido demais. No caso de rouquidão por mais de duas semanas, tosse, pigarro ou dor de garganta, a dica é procurar um otorrinolaringologista.

Atitudes positivas:

Repouso - Descanse e durma bem, a voz reflete o cansaço físico e a falta de ânimo.
Hidratação - Beba muito líquido, principalmente água. Com a hidratação, as cordas vocais vibram livremente.
Tom da fala - Mantenha a voz sempre no seu tom natural, não se deve fazer esforço ao falar.
Postura - Manter sempre uma boa postura corporal ajuda muito.
Alergia e gripe - Poupe a voz durantes crises alérgicas e estados gripais.
Alimentação - Coma maçã, a fruta tem propriedades adstringentes, limpando o trato vocal até os pulmões .
Ajuda profissional – Em casos de tosses, pigarros e alterações na voz que perdurem mais de duas semanas .

Reportagem, Tatiana Azevedo

Nenhum comentário:

Postar um comentário