quarta-feira, 15 de abril de 2009

Contribuinte que não fizer a declaração corretamente pode ser penalizado

O prazo final para a declaração do imposto de renda se aproxima, dia trinta de abril. Os milhares de brasileiros que deixam a entrega para o último dia podem cometer erros frequentes e, por isso, sofrer penalidades. E para os que insistem em burlar o fisco, a cada ano novas regras de fiscalização são implementadas pelo governo, para identificar e punir rigorosamente os sonegadores. O advogado e contador Robson Barreto Ramos, explica o que pode acontecer com quem deixa de declarar os impostos corretamente:

"Além de responder criminalmente junto ao fisco federal, que responde com crime e não responde somente com o recolhimento do imposto que é achado, ou seja, quando o contribuinte sonega ou deixa de declarar corretamente, quando o fisco fiscaliza e detecta que é ilícito, ele tem um agravante de tributo de duzentos por cento. E pode ainda responder criminalmente junto à justiça federal. Então, nesse caso, para evitar que o contribuinte tenha esse dissabor e tenha que contratar um advogado criminalista, e também tenha que desembolsar normalmente duzentos por cento do agravante quando você for detectado sonegando, também deveria declarar corretamente o que recebeu."

O contador lembra o imposto pago pelo contribuinte é destinado a investimentos governamentais nas áreas de infraestrutura, saúde e educação, por exemplo.

Repórter, Danielle Barreto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário