segunda-feira, 8 de março de 2010

Começa vacinação contra a gripe suína

Em todo o país, a vacinação vai ser feita em grupos prioritários da população contra o vírus influenza A (H1N1), que causa a gripe suína. Em todo o Brasil, a imunização vai seguir o cronograma estabelecido pelo Ministério da Saúde em postos de saúde mais próximos de casa. Portadores de doenças crônicas com menos de 60 anos e que estão acamados devem se cadastrar até dia 12, para receber atendimento em casa. Para os maiores de 60 anos, o cadastro será de 5 a 16 de abril. A contraindicação da vacina é para pessoas que têm alergia grave a ovo de galinha, pois para produzir a dose é usado ovo.

Quem for vacinado terá 75% de proteção para a manifestação da doença e 90% de chances de não desenvolver complicações graves da gripe. O tempo de efeito da dose no organismo humano é de no máximo 14 dias e sua validade é de um ano depois de aplicada, pois o vírus H1N1, assim como o da gripe sazonal, pode sofrer mutações.

Cronograma

De 8 a 19 de março

Trabalhadores de serviços de saúde (funcionários das áreas de limpeza, recepcionistas, motoristas, médicos, enfermeiros) e toda a população indígena.

De 22 de março a 2 de abril

Portadores de doenças crônicas (obesidade mórbida, doenças respiratórias e cardíacas, diabéticos e portadores de doenças hepáticas e renais), exceto idosos.
Crianças de 6 meses a 2 anos de idade
Gestantes

De 5 a 23 de abril

População adulta saudável de 20 a 29 anos

De 24 de abril a 7 de maio

Pessoas com mais de 60 anos se vacinam contra a gripe comum. Quem tiver acima de 60 anos, com doença crônica, será vacinado contra a gripe pandêmica

De 10 a 21 de maio

População de 30 a 39 anos

Jornal Estado de Minas para assinates

Nenhum comentário:

Postar um comentário