sábado, 13 de março de 2010

Problemas pessoais: o que fazer quando eles começam a interferir no trabalho?

Todo mundo passa por dificuldades na vida pessoal. Seja a doença do filho, de algum ente da família, seja dificuldade financeira, problemas conjugais. Nesses casos, será que a melhor opção é contar para o chefe o que está acontecendo? Como agir nessas situações em que um problema fora do trabalho pode vir a atrapalhá-lo.

Para o coach da Homero Reis e Consultores, Judah Reis, a chave do problema está na relação com o chefe. “Se o relacionamento é aberto, o melhor é contar”. Ele explica que muitas vezes os problemas pessoais podem interferir no trabalho ou o trabalho nos problemas pessoais, por isso é bom manter a comunicação.

Explicar o que está acontecendo pode ajudar em uma negociação. “A pessoa pode precisar faltar muito ou chegar atrasada. Quando o diálogo é aberto, o chefe pode pedir para um dia específico dar mais atenção ao trabalho e assim ninguém sai prejudicado”, afirma Judah. “Quando você justifica sua falta, pode levar a um contra-argumento”.

Rodolf Ohl, diretor na empresa de recrutamento Monster Brasil, reforça que é preciso ficar atento ao perfil do gestor. O colaborador que estiver com um problema pessoal deve antes de tudo avaliar se é pertinente ou não levar tal questão ao conhecimento do chefe, sendo também importante que a pessoa observe o seu histórico dentro da empresa.“Se a pessoa não tem um bom histórico, o problema pode servir como uma justificativa para o desligamento”, diz ele.

Quanto à posição do gestor, é consenso entre os especialistas que é preciso ter sensibilidade e procurar conversar ao notar que um membro de sua equipe está rendendo menos ou se comportando diferentemente do habitual.
Uma opção pode ser conceder a ele um período de afastamento ou adiantar o período de férias para que a pessoa tente resolver seus problemas, especialmente se foi um bom funcionário com um cargo estratégico na empresa.

Correioweb - Admite-se

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