sexta-feira, 12 de março de 2010

Dia do Bibliotecário: Brasil precisa de 100 mil novos profissionais

Catalogar e organizar informações. Esta é uma das funções do bibliotecário, mas não a única. Ele também é o responsável por fazer a ponte entre o conhecimento armazenado, seja em livros, documentos, jornais ou em meios eletrônicos, e a sociedade. Por isso, é um profissional cada vez mais requisitado. O que torna o mercado de trabalho promissor. De acordo com o Conselho Federal de Biblioteconomia, o Brasil conta com trinta mil profissionais, mas existem pelo menos cem mil vagas em aberto, considerando apenas as bibliotecas escolares. Mas não para por aí. Segundo a presidente do Conselho Federal de Biblioteconomia, Nêmora Rodrigues, o campo da atuação é vasto:

"O bibliotecário atua em todos os segmentos onde se lida com a informação e a informação em todos os seus suportes, ou seja, onde se lidar com a informação o bibliotecário é esse profissional que pode trabalhar com a informação. Desde a formação do leitor lá da base até a informação para a tomada de decisão, junto às empresas, dentro da informação jurídica, onde há um vasto campo dentro da documentação jurídica. Então, são muitas as possibilidades do campo de atuação."

A presidente do Conselho de Biblioteconomia destaca, ainda, que para superar o número insuficiente de cadeiras oferecidas pelas universidades brasileiras, em breve, o curso de biblioteconomia também será oferecido pelo sistema de ensino a distância. Vale lembrar, que o salário de um bibliotecário pode variar ente mil e quinhentos a quinze mil reais. No dia doze de março é comemorado o Dia do Bibliotecário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário