quinta-feira, 25 de março de 2010

Jovens na balada não se preocupa com bebida, volante e cinto de segurança

Uma pesquisa que o Denatran acaba de divulgar mostra qual é o comportamento de jovens brasileiros entre 15 e 17 anos em relação à Lei Seca e ao uso do cinto de segurança durante a balada – a saída noturna para bares e boates.
5.300 estudantes do Ensino Médio foram entrevistados em Belo Horizonte, Florianópolis, Curitiba, Brasília, Recife e Porto Alegre, entre os dias 8 de outubro e 13 de novembro passado, quando realizou-se um ciclo de palestras em escolas, chamado Projeto Trânsito Consciente.

As conclusões são preocupantes.

55% dos jovens entrevistados admitiram que retornam de carona para casa depois da farra no carro do amigo que bebeu antes de dirigir.

Entre os homens, o risco é maior - 61,2% deles voltam pra casa com um amigo alcoolizado ao volante. Entre as moças, um pouco menos, 50,7%.

Os jovens entrevistados concordam com a Lei Seca – 63,4% aprovam a aplicação da lei e 88,5% acham que beber e dirigir tem de ser proibido. Mas, pelo visto, se mostram incapazes de lidar com uma situação que coloca suas vidas em perigo. Não intervêm, não condenam os amigos que bebem e dirigem, nessa ordem, e ainda aceitam a carona.

A constatação é grave, porque 65,5% dos entrevistados, quase 2/3 dos jovens, são caronas de veículo conduzido por amigos (34,1%) ou pelos pais (31,4%). O restante (28,1%) vai de táxi ou ônibus.

A situação piora quando se vê que a maioria não usa o cinto de segurança no trajeto da noitada pra casa. Apenas dois em cada 10 (21,6%) sempre usam o acessório protetor. 35% nunca usam o cinto quando estão no banco traseiro. E mesmo quando a carona é no carro dos pais o uso do cinto não melhora. 28,9% nunca usam e outros 44% às vezes sim, às vezes não.

As campanhas educativas nessa faixa de idade dos pesquisados poderia alterar comportamentos, mas não é a prática.

51,8% disseram que nenhuma atividade educativa para o trânsito é realizada na escola onde estuda.

E os meios de comunicação pouco ajudam. Seis em cada 10 jovens não se lembra de nenhuma campanha de mídia recente nos veículos de massa.

Leia a pesquisa completa no site do Jornal da Alterosa.

Fonte: Blog do Benny

Nenhum comentário:

Postar um comentário