Há três anos, os produtores de Baependi, no Sul de Minas, investiram no plantio de azeitonas e agora estão colhendo a segunda safra. A colheita iniciou em fevereiro e vai terminar em abril. A produção deve chegar a 50 quilos de azeitonas, resultado considerado surpreendente pelos técnicos pois as oliveiras ainda são novas e a cultura só atinge uma produção comercial aos sete anos de idade.
Em Baependi, oito agricultores estão apostando na cultura e outros seis produtores da região também aderiram ao projeto. No total, já são mais de 5 mil pés de oliveiras plantadas, numa área de aproximadamente 20 hectares. A iniciativa é a primeira em Minas Gerais, fora Maria da Fé, município onde a Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig) já pesquisa a cultura há três décadas. No ano passado, os produtores de Baependi e região conseguiram colher cerca de 20 quilos de azeitonas.
O agricultor Vinícius Varela, um dos participantes do projeto, acredita que a azeitona vai propiciar um bom retorno financeiro aos produtores locais. “Resolvi investir na azeitona para conseguir uma renda maior que a do gado leiteiro da região e a partir dessa renda poder viver aqui, que é um lugar maravilhoso. Parece que a oliveira vai conseguir dar esse sustento para a gente permanecer aqui”, argumenta.
Assessoria de Comunicação da Emater-MG - Núcleo de Imprensa
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário