O número de denúncias de crimes contra crianças e adolescentes cresceu 83% na comparação entre janeiro e fevereiro de 2009 com os dois primeiros meses de 2010. Segundo a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese), desde 2008, quando o governo mineiro lançou a campanha "Proteja nossas crianças", a quantidade de denúncias vem aumentando.
No primeiro bimestre de 2010, o Disque Direitos Humanos (0800 031 11 19) recebeu 649 denúncias. No mesmo período de 2009, foram registrados 327 relatos de crimes contra menores. O tipo de ocorrência mais denunciado foi o de violência intrafamiliar, seguido por negligência e abandono.
Entre os crimes denunciados estão abuso sexual, exploração sexual, violência psicológica, violência sexual e exploração do trabalho infantil. O serviço, coordenado pela Sedese, recebe ligações de todo o estado, é gratuito e mantém a identidade do denunciante preservada.
Além de crimes contra os menores, o Disque Direitos Humanos também recebe denúncias de crimes contra a mulher, idoso e pessoa com deficiência. De acordo com a Sedese, as denúncias são encaminhadas para os conselhos responsáveis, delegacias e redes de assistência, que tomarão as medidas cabíveis a cada caso.
(informações de Priscila Robini/Portal Uai e Assessoria de Comunicação da Sedese. Editado por Elaine Resende)
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário