segunda-feira, 4 de maio de 2009

EPAMIG fala da cafeicultura frente às mudanças climáticas

Pesquisadores alertam para a importância de buscar tecnologia : A Fazenda Experimental de São Sebastião do Paraíso (FESP), da Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (EPAMIG) reuniu, na última quinta-feira, dia 30 de abril, perto de 200 pessoas, entre agricultores, extensionistas e técnicos, no 6º Encontro Tecnológico do Café.

A empresa exibiu ao público o trabalho que vem sendo feito na área de cafeicultura, com o objetivo de enfrentamento das mudanças climáticas. “O que se especula é que, com o aumento da temperatura, possa haver maior incidência de pragas e outras conseqüências no desenvolvimento da planta”, observou o gerente da FESP, Darlan Einstein do Livramento, destacando que o momento é de busca de novas tecnologias. “Chamamos a atenção para a importância de se agregar conhecimento frente às mudanças climáticas”, afirmou, acrescentando que, ao contrário do que muitos pensam, o caminho não é abandonar a atividade, mas buscar mais informações e contar com a pesquisa para que sejam alcançados bons resultados.

A EPAMIG também apresentou novas cultivares de café, com destaque para a Travessia, que é mais produtiva e apresenta boa resposta à poda. Além disso, pesquisadores mostraram os trabalhos desenvolvidos com cultivares mais adaptadas a altas temperaturas, como a Catiguá e Topázio, ambas da EPAMIG. “Há uma grande preocupação com a interferência que o aquecimento global possa trazer à agricultura”, diz a pesquisadora Juliana Costa de Rezende. Segundo ela, o objetivo da empresa é que as mudanças de temperatura não afetem o parque cafeeiro e, por isso, a pesquisa busca identificar as cultivares que apresentam melhor resposta frente a temperaturas mais elevadas.

O pesquisador Júlio César de Souza tranqüilizou os produtores, a quem aconselhou “buscar lucros e deixar as pragas por conta da pesquisa”. De acordo com ele, até agora a incidência de pragas está normal e, caso haja alguma mudança, a pesquisa tem condições de apresentar solução.

O pesquisador também anunciou o lançamento de um novo inseticida, que estará no mercado em curto prazo. O produto químico sintético visa a combater a broca do café e ainda não tem nome comercial, mas se mostrou menos tóxico e mais eficiente que aqueles usados atualmente.

Sobre a crise financeira mundial, o chefe do Centro de Pesquisa da EPAMIG Sul de Minas, Gladyston Carvalho, falou aos produtores que o momento não é dos melhores e que a saída é a união de forças em busca de informação. “Não abandonem a tecnologia por causa da crise”, alertou.

ASCOM EPAMIG/ Sul de Minas

Nenhum comentário:

Postar um comentário