quinta-feira, 28 de maio de 2009

Projeto aproxima a produção de biocombustíveis das pequenas comunidades.

Para dar um destino sustentável ao óleo de fritura que sobrava dos refeitórios de uma empresa de mineração em Minas Gerais, pesquisadores de Itaúna criaram a Usina Móvel de Biocombustível. Montada em uma carreta, a pequena usina tem a capacidade de produzir cento e cinquenta litros de biodiesel por hora e pode custar até dez vezes menos do que uma usina comum. A ideia é aproximar a produção de combustível das comunidades levando a usina de biodiesel móvel até o local de fornecimento da matéria-prima, no caso o óleo de fritura. Hoje, o projeto já conta com duas usinas no município de Itaúna. O professor de engenharia da Universidade de Itaúna e responsável pelo desenvolvimento do projeto, Alex Brasil, destaca os benefícios que a Usina Móvel de Biodiesel pode trazer para o desenvolvimento sustentável da região:

"Se ela trabalha com óleo residual, o que ela está fazendo? Ela está evitando que o óleo de fritura seja descartado de forma incorreta. Então, nós deixamos de poluir. Se nós estivermos trabalhando com agricultura, nós vamos trabalhar com agricultura familiar, pois a escala é pequena. Quando nós estamos trabalhando com agricultura familiar nós estamos o que? Nós estamos gerando renda. Com a questão do biodiesel, nós conseguimos reduzir em torno de setenta a oitenta por cento da emissão de gases de efeito estufa."

Alex Brasil acredita que a usina da biodiesel pode fazer o óleo de fritura virar, em pouco tempo, uma fonte de renda para a comunidade, assim como acontece com a coleta de latas de refrigerante. A Usina Móvel de Biocombustível foi uma das atrações da ExpoWEC, no ano passado. A exposição fez parte do Congresso Mundial de Engenharia, promovido pelo Conselho Federal de Engenharia, Arquitetura e Agronomia.

Reportagem, Cynthia Ribeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário