segunda-feira, 11 de maio de 2009

Projeto visa o crescimento do setor turístico do Circuito das Águas

O Sebrae-MG apresentou para empresários do Circuito das Águas projeto para reforço da competitividade do setor de turismo na região. Na primeira etapa do trabalho, foram realizadas pesquisas de mercado, visitas e entrevistas às empresas. O objetivo é identificar áreas de melhoria e elaborar estratégias para o crescimento econômico da cadeia produtiva de turismo.

O diretor de Operações do Sebrae-MG, Matheus Cotta de Carvalho, lembra que a participação das empresas no projeto é espontânea e essencial para o sucesso da iniciativa. “Todas as ações serão realizadas a partir de estudos de mercado. Pretendemos aumentar a competitividade e sustentabilidade dos negócios, ganhando novos mercados e atraindo mais turistas”, afirma.

Os estudos iniciais, realizados por analistas do Sebrae-MG, apontaram os desafios para o Arranjo Produtivo Local (APL) do Circuito das Águas como melhorar a divulgação, capacitar a mão-de-obra, investir nos hotéis e restaurantes, atrair maior número de turistas, entre outros. Na segunda etapa do projeto serão realizadas viagens de referência, intensificados os estudos e entrevistas, definidos os principais desafios, visão de futuro e as ações para o crescimento do Arranjo Produtivo Local (APL).

A analista da unidade de mercado do Sebrae-MG, Débora Rabelo, lembra que o turismo é responsável por 10% do PIB mundial e que a demanda por destinos turísticos que oferecem opções de descanso, lazer e entretenimento são responsáveis por 85% das viagens.

O APL do Circuito das Águas é formado pelas cidades de Caxambu, São Lourenço, Campanha, Cambuquira, Conceição do Rio Verde, Lambari, Heliodora, Carmo de Minas, Conceição do Rio Verde, Soledade de Minas, Baependi.

Fonte Brasilturis

Nenhum comentário:

Postar um comentário