sábado, 16 de maio de 2009

Atividades físicas e culturais integram idosos de uma cidade.

Ginástica localizada e aeróbica, caminhada orientada, jogos recreativos, capoeira, dança de salão, natação, hidroginástica e musculação são algumas das atividades de 15 mil idosos atendidos pela Prefeitura de Volta Redonda. Eles também viajam, assistem a shows e participam de jogos, palestras e festas de Carnaval, oportunidade em que brincam no Bloco da Vida. Através do programa Viva a Melhor Idade, as secretarias de Esporte e Lazer e Ação Comunitária, incentivadas pelo prefeito Antônio Francisco Neto, realizam atividades corporais e culturais, buscando a integração social, a melhoria da saúde física e mental e a longevidade.

Todo o programa é supervisionado por professores de Educação Física, devidamente habilitados, auxiliados por estagiários do curso e monitores. No total, são 150 envolvidos nos programas a favor das pessoas com mais de 50 anos de idade. Entre os eventos dos quais os idosos participam, destacam-se as viagens que fizeram às cidades turísticas e históricas de Poços de Caldas, São Lourenço e Caxambu, em Minas Gerais, e Paraty, Cabo Frio, Miguel Pereira e Paty do Alferes, no Estado do Rio.

COMO PARTICIPAR
Para entrar no programa, o idoso deve se submeter a um exame médico e comparecer ao polo mais próximo de sua casa, levando um atestado médico referente à atividade física que deseja participar. O exame deve ser feito de seis em seis meses. As atividades ajudam os participantes a enfrentar cada etapa do envelhecer, aumentando a expectativa de vida, prevenindo doenças, resgatando a autoestima e reintegrando os idosos na sociedade.

O dia on line

Nenhum comentário:

Postar um comentário