quarta-feira, 6 de maio de 2009

DIA DO CARTÓGRAFO: Mapas feitos por esses profissionais são fundamentais em diversas áreas.

Nesta quarta-feira é comemorado o dia do engenheiro cartógrafo. Mas você sabe como é o trabalho desse profissional? É ele quem faz o mapeamento físico de áreas e regiões. Esses estudos servem de base para a criação de projetos de apoio, mapas de cidades e ações que vão beneficiar um determinado local. Ou seja: o cartógrafo, por meio dos mapas, orienta órgãos e empresas de diversas áreas a definirem estratégias de atuação. É um trabalho muito importante para que outros profissionais possam executar suas funções, como explica o engenheiro cartógrafo do Sistema Confea/Crea, João Fernando Custódio:

"Engenharia cartográfica é uma espécie de infraestrutura das engenharias porque muitas áreas profissionais lançam seus projetos sobre mapas. Na verdade, o agrônomo vai fazer o trabalho na agricultura, mas uma parte do trabalho do agrônomo precisa de mapa, um engenheiro que vai projetar uma estrada, uma barragem. São informações que ele precisa para lançar o seu projeto específico, parte dessas informações quem já fornece é o engenheiro cartógrafo."

De acordo com João Fernando Custódio, hoje, existem cerca de mil e quinhentos engenheiros cartógrafos no País. Para ele, um número pequeno em relação à demanda por esse profissional no mercado de trabalho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário