Promessas e mais promessas: é trabalhar menos, passar mais tempo com a família, fazer coisas que gosta... O problema é que chega a hora H, e nada é cumprido, a preocupação com o trabalho que prevalece. Atender um celular no almoço com a família no fim de semana, responder um e-mail de trabalho no dia de folga... pronto, foi pro lixo a idéia de ter uma vida mais saudável e menos estressada.
Com o desenvolvimento de tecnologias nos dispositivos móveis como notebooks e smartphones, a separação entre trabalho e lazer passou a ser um sonho cada vez mais distante. Essa é a opinião do consultor da Dale Carnegie Training, Peter Handal. Segundo o especialista, o profissional estressado pode ter um desempenho pior. Por isso, ele dá três dicas para de como planejar o tempo útil.
A primeira delas é planejar bem o tempo livre para ter certeza de que ele será usado em benefício próprio e da melhor maneira possível. O ideal é marcar no calendário (como um compromisso) quais serão os dias em que desligarão os computadores, deixarão os celulares na gaveta e farão algo prazeroso.
Fazer exercícios físicos é uma boa maneira de cuidar da mente e da saúde, segundo Handal. Ele explica que os exercícios aeróbicos são bons para desligar a cabeça dos problemas do trabalho. Além disso, seria bem difícil atender a uma ligação ou responder um e-mail enquanto se está correndo na esteira. Ele indica fazer academia, jogar futebol com os amigos ou correr no parque.
A última dica é ir a lugares onde o celular é proibido, como teatros e cinemas. Nesses ambientes fica mais fácil esquecer um pouco a vida real. E além da possibilidade de assistir a boas peças e filmes, nesses locais é super grosseiro atender ao telefone ou ficar com a luz do smartphone acesa para a troca de mensagens.
A coordenadora de recursos humanos da Spot, Priscila Alves acrescenta mais alguns pontos às dicas de Peter Handal. “Nada de almoçar na frente do computador ou dentro da empresa. É bom ter esse horário de almoço para ficar tranquilo e sair do ambiente de trabalho”, aconselha.
Além disso, Priscila acredita que é muito importante ter uma alimentação saudável. Para ela, encontrar uma atividade que se goste muito de fazer é essencial: “Ajuda a aliviar a ansiedade e a tensão”. É muito importante, também, segundo ela, impor limites dentro da empresa para não ter que resolver assuntos de trabalho no fim de semana.
Fonte: Correioweb - Admite-se
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário