Distinguir a safra, reconhecer o tipo de azeitona usada na fabricação do óleo e ainda combinar o s ingredientes com as mais diversas receitas é tarefa de todo dia para Marcus Bueno, da loja Oliviers & CO. Ele se especializou no assunto depois de fazer cursos e cursos pela Europa . Hoje já é um legítimo catador -- designação para os experts em azeite de oliva.
Segundo Bueno, aprender a comparar aromas e sabores do óleo extraído da azitona é até fácil. Só precisa dosar paciência e curiosidade. " Vale pesquisar, ler bastante e experimentar variados óleos para separar os tipos", diz. Confira outras dicas para saborear este que é chamado de "ouro líquido" pelo povos do Mediterrâneo.
1. No supermercado, observe em primeiro lugar a data de validade do produto. Note se há algum selo de qualidade e, por fim, confira a acidez, que deve estar abaixo de 1. Há quem sugira iniciar a degustação com azeites espanhóis.
2. Em casa, o óleo deve ser despejado em um recipiente pequenino -- pode ser uma taça de licor. Tente esquentá-lo de leve com o próprio calor das mãos. Esse "aquecimento" ajuda a liberar o bouquet.
3. Sinta os aromas. Beba um pouquinho e tente puxar um pouco de ar pela boca. Deixe o azeite repousar um pouco nas papilas. Engula ou cuspa, se conseguir.
4. Coma um pedaço de maçã verde ou ainda uma fatia de pão entre uma degustação e outra e volte a fazer o ritual.
Revista Saúde
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário