A crise na Universidade Vale do Rio Verde (Unincor) será novamente discutida pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais, que busca intermediar a solução para os problemas vividos pela instituição, como dificuldades econômicas e paralisação de professores e servidores por falta de pagamento dos salários, com prejuízos para os alunos, que estariam sem aula. A Comissão de Educação, Ciência, Tecnologia e Informática realiza audiência pública no dia 3 de março, pela manhã, no Plenarinho II. A data foi definida em reunião da comissão realizada nesta quarta-feira (10/2/10), acompanhada por estudantes da Unincor. O requerimento da audiência é dos deputados Ruy Muniz (DEM), presidente, e Carlin Moura (PCdoB).
A universidade é mantida pela Fundação Comunitária Tricordiana de Educação, possui seis campi (fora a sede em Três Corações, no Sul de Minas), 73 cursos de graduação e cerca de 5 mil alunos. Em 2009, representantes dos alunos estiveram na ALMG em várias ocasiões para reivindicar o apoio dos parlamentares na resolução da crise na universidade. Nesta quarta (10), o deputado Ruy Muniz informou que um grupo de interventores do Ministério Público está na Unincor para, em seis meses, tentar equacionar seus problemas financeiros.
A audiência do dia 3 deverá ter como convidados representantes dos estudantes e dos gestores, bem como do Ministério da Educação (MEC), do Ministério Público e do Tribunal Regional do Trabalho (TRT). "É preciso encontrar uma solução para a Unincor, seja a estadualização, a federalização ou mesmo a sua transferência para outro grupo privado. A universidade é importante; não pode ficar parada", acentuou o presidente da comissão. A estadualização da Unincor está detalhada na Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 55/09, que aguarda designação de relator e parecer de uma comissão especial da ALMG constituída para analisá-la.
Fonte: Assessoria de Imprensa da ALMG
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário