-725.jpg)
O objetivo da operação é reduzir o índice de acidentes, principalmente com vítimas. Na Operação Carnaval 2009 foram registrados 34 acidentes - dos quais 18% foram causados pela falta de atenção do motorista -, com 13 pessoas feridas. Nenhum óbito foi registrado. Entre os fatores que também contribuíram para a ocorrência de acidentes estão: sono, defeito mecânico no veículo, desobediência à sinalização, ingestão de álcool, e outros.

Nos postos da PRF, a fiscalização vai verificar as condições de segurança do veículo, as documentações do veículo e do condutor e as condições do motorista, em especial quanto ao consumo de álcool. Equipes de ronda farão o policiamento ostensivo dinâmico, observando e notificando infrações de trânsito por todo o trecho.
O policiamento também será reforçado na Estrada do Parque Nacional do Itatiaia (BR 485), onde a prefeitura de Itatiaia promove o carnaval de rua. Serão autuados os estacionamentos irregulares, infrações de conduta (ultrapassagens pela contra-mão, transporte de pessoas em caçambas de caminhonetes, etc), além da fiscalização com o uso de etilômetros.
Os usuários das rodovias devem estar alerta para os riscos do excesso de velocidade, das ultrapassagens indevidas e dos efeitos negativos das bebidas alcoólicas na condução de veículos. Cada motorista ou passageiro é, também, um agente de fiscalização e todos ganham quando cada um dá sua parcela de contribuição.
Nenhum comentário:
Postar um comentário