A partir do mês que vem, o Ministério da Saúde vai começar a campanha nacional de vacinação contra a gripe A. O objetivo é vacinar mais de sessenta milhões de pessoas. O processo de imunização vai ser feito em etapas para cada grupo que precisa receber a dose da vacina . Profissionais de saúde, índios e pessoas com doenças crônicas estão entre os grupos que vãoser imunizadas. A tarefa de atender a um número tão grande de pessoas vai contar com o apoio dos agentes do Programa de Saúde da Família. O trabalho deles, conversando com as pessoas de casa em casa , é fundamental para o sucesso da campanha, como destaca o presidente da Sociedade Brasileira de Medicina da Família, Gustavo Gusso:
"Os agentes de saúde vão estar instruídos e capacitados para orientar a população como vai ser o processo porque tem quatro etapas, qual grupo está pegando em cada etapa e os motivos pra se fazer desta maneira."
Além de informar sobre a cimportância da vacinação, os agentes e de saúde vão orientar a população a tomar medidas que evitem a propagação do vírus H1N1:
"As medidas de higiene ajudam a prevenir e ajudam a evitar morte. Nas questões alimentares, evitar o contato da mão, depois que assoar o nariz, com talher, pegar no ônibus. Esse tipo de coisa que é tão corriqueiro e a gente esquece que é isso, às vezes, que evita um problema maior."
O presidente da Sociedade Brasileira de Medicina da Família alerta que a vacina só não deve ser tomada por quem tem alergia a ovo. A vacinação contra a gripe A começa no dia oito de março e termina no dia sete de maio.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário