O Sebrae apresentou a empresários da região, na terça-feira (4), o resultado de pesquisa realizada nos últimos dois meses, avaliando a situação e as necessidades do Circuito das Águas e entorno para disputar, com mais competitividade, o mercado de turismo. O trabalho faz parte do Projeto de Melhoria da Competitividade do Arranjo Produtivo Local (APL) do Turismo das Águas, desenvolvido pelo Sebrae com apoio da Secretaria de Estado de Turismo e parceria com a empresa de consultoria espanhola, Competitiveness.
Na apresentação, feita no Hotel Central Parque, técnicas do Sebrae e da Competitiveness afirmaram que a tendência do mercado é de trabalhar com viagens de períodos curtos, mas freqüentes e em locais mais próximos da residência do turista. Explicaram também que a internet é uma ferramenta fundamental para apresentação e venda dos produtos. De acordo com a pesquisa, os turistas estão optando por viagens planejadas por eles próprios em roteiros que ofereçam experiências únicas, ou seja, atrações características e específicas daquele local. O turismo de pacote está em baixa.
Como proposta para o desenvolvimento da região, foi sugerido aos empresários investirem no turismo de Natureza e Bem Estar, a exemplo do que foi feito na região de Auvergne, na França, desenvolvida , também, em função do termalismo. Para isso, será necessário, segundo as técnicas, definir uma identidade para a região; adequar as estruturas físicas ao contexto ambiental; criar atrativos para os diversos públicos; e disponibilizar informações, produtos e serviços no maior número possível de veículos.
Nos próximos dois meses, grupos de trabalho específicos vão estudar as necessidades e definir propostas que serão discutidas em reunião no dia 6 de outubro.
Fonte: Agência Brasileira de Notícias
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário