terça-feira, 6 de julho de 2010

Propagandas terão que fazer alerta sobre possíveis danos à saúde

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária, Anvisa, decidiu estabelecer novas regras para as propagandas de bebidas com baixo teor nutricional e de alimentos com altas quantidades de açúcar, gordura trans e de sódio. Os fabricantes vão ter que estampar no rótulo as informações sobre o produto e vão ter 180 dias para se adequar às novas regras. A gerente de monitoramento e fiscalização de propaganda da Anvisa, Maria José Delgado, explica que os alimentos selecionados podem trazer danos à saúde:

"Foi um processo primeiro por seleção de grupo de nutrientes de alimentos considerando os fatores epidemiológicos pelo próprio Ministério da Saúde. Nós temos um indicador altíssimo de doenças crônicas e não transmissíveis, das quais as doenças podem ser oriundas de obesidade e o grupo de nutrientes que a gente fez o corte pra trabalhar com alimentos foi açúcar, sal, gordura trans e gordura saturada. Alimentos e nutrientes que quando consumidos em excesso podem trazer danos à população."

A gerente de monitoramento e fiscalização de propaganda da Anvisa, Maria José Delgado, lembra também que uma das principais preocupações da resolução da Anvisa é o público infantil. De acordo com ela, as crianças são vulneráveis e ainda não têm capacidade para entender os danos que alguns alimentos podem trazer para saúde.

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