sábado, 31 de julho de 2010

Portal da Ficha Limpa já está no ar

O eleitor que quiser acompanhar a situação dos candidatos às próximas eleições acaba de ganhar mais uma ferramenta. Está no ar, desde a manhã de quinta-feira(29), o portal Ficha Limpa. O site vai reunir os candidatos que estiverem em dia com as exigências da Lei da Ficha Limpa; projeto, de iniciativa popular, recentemente sancionado pela Presidência da República, e que restringe as candidaturas de políticos com condenações na Justiça. Pelo site, www.fichalimpa.org.br, também vai ser possível acompanhar os gastos de campanha de cada candidato. Este, inclusive, é um dos critérios para se cadastrar na página, como explica o juiz Marlon Reis, integrante do Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral; uma das entidades que apoiam o portal da Ficha Limpa:

"Uma das regras, da participação do site, é que o candidato se predisponha a prestar contas e atualizar isto semanalmente. Ninguém é obrigado a participar do site, mas aqueles que vieram a participar dele, vão ter que assumir este compromisso. Aqueles que não atualizaram, essa prestação de contas, vão ser descadastrados. Nós queremos que a sociedade aprenda a tomar suas decisões, a fazer suas leituras, e nós queremos que os candidatos demonstrem, com sua participação neste site, que não tem nada a esconder com relação ao seu passado, à maneira como gerencia suas contas de campanha."

O juiz Marlon Reis acrescenta que a própria população vai avaliar a atitude do candidato que optar por não se cadastrar no Portal da Ficha Limpa. Para o secretário executivo da Associação Brasileira contra a Corrupção e Impunidade, Abracci, e gerente de políticas públicas do Instituto Ethos, Caio Magri, o empenho de todos é imprescindível para que o site cumpra com o seu papel:

"Não adianta se o eleitor não acompanhar, não fiscalizar; não adianta se aqueles políticos que tem compromisso com a ética, com a transparência, que querem firmar este processo, também não entrarem, para que se possa fazer uma diferenciação entre os que entraram e os que ficaram de fora; mas o momento de fiscalizar durante as campanhas e no momento de votar é fundamental."

Caio Magri acrescenta que esta é uma forma de fazer valer a Lei da Ficha Limpa. A criação do portal é uma iniciativa da Associação Brasileira Contra a Corrupção e a Impunidade, com o apoio do Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral, juntamente com outras entidades que defenderam a criação da lei, como o Conselho Federal de Engenharia, Arquitetura e Agronomia. Lembrando que o site pode ser acessado no www.fichalimpa.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário