sábado, 8 de maio de 2010

Revitalizações de Rios: Minas busca lições mundiais de sucesso

Ambientalistas de vários países se reúnem em Belo Horizonte, de segunda a quarta-feira, para uma missão importante: discutir propostas e programas para melhorar a qualidade da água das grandes bacias hidrográficas do planeta. No Brasil, os holofotes do 2º Seminário Internacional sobre Revitalização de Rios serão apontados para o São Francisco e o Velhas, que cortam várias cidades de Minas Gerais. O evento será patrocinado pelo Sistema Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Sisema) e Projeto Manuelzão, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

O seminário pode ser interpretado como um puxão de orelhas para as prefeituras que não tratam do esgoto despejado nos leitos, assim como aos cidadãos, que diariamente jogam toneladas de lixos nos cursos d’água. O encontro também é importante para aumentar a consciência da população quanto a necessidade de o ser humano tratar melhor os recursos hídricos, além de ser espaço para a divulgação de bem sucedidas experiências internacionais na recuperação de bacias.

Por isso, o evento contará com a apresentação de projetos implantados em importantes rios do planeta, como o Reno – com cerca de 1,2 mil quilômetros e que corta vários países europeus, como a Alemanha e a França – ou o Danúbio, que percorre seis países, entre eles Áustria e Hungria. O projeto de revitalização do Rio das Velhas, que nasce em Ouro Preto, na Região Central, e deságua no São Francisco, também será discutido.

Jornal Estado de Minas - Atualização 08/05/2010 - Publicação 08/05/2010 12:28
Rádio Circuito das Águas FM assinante do portal UAI e Folha de São Paulo desde 1995.

Nenhum comentário:

Postar um comentário