quarta-feira, 5 de maio de 2010

Governo lança hoje pacote de estímulo às exportações

Entre as medidas a serem anunciadas, durante reunião do Grupo de Acompanhamento do Crescimento, está a devolução mais ágil dos créditos do PIS e da Cofins. O setor exportador vem sofrendo problemas depois da crise financeira que abalou o mundo e desaqueceu os mercados.O ministro da Fazenda, Guido Mantega, não confirmou se as medidas de estímulo à exportação a serem anunciadas amanhã preveem a redução de impostos para o setor, embora o assunto tenha sido discutido durante a elaboração do pacote. Segundo ele, as medidas geram impacto imediato no setor, porque vão baixar o custo dos exportadores e dar mais competitividade aos produtos nacionais. O ministro admitiu, porém, que as exportações só devem crescer em 2011 e 2012.

Um comentário:

  1. Fiquei pasmo quando soube que uma das medidas do governo era a eliminação do redutor de 40% no imposto de importação de auto peças. se me recordo, esse famigerado imposto, foi criado após a grande crise de 1999 e intituido em 2000 com redução gradativa, até sua extinção em 2005. Esse governo não precisava manter leis nocivas a industria nacinal de auto peças, já que prega uma maior nacionalização de produtos vinculados ao setor automotivo e consequentemente um maior nivel de emprego em nosso solo e a eliminação do deficit comercial do setor.
    Acabo crendo que quanto mais se esforça a produzir nesse pais, mais temos que gera emprego lá fora às custas dos nossos...
    Por isso meu espanto quanto ao "Estímulo", se a obrigação era acabar a quase seis anos e vira vitrine de propaganda político-partidaria.
    Desculpe meu destempero... mas é difícil de engolir!

    ResponderExcluir