domingo, 17 de janeiro de 2010

Vinho: sofisticação e saúde em uma só bebida

Em dias mais quentes ou no friozinho da serra, o vinho é uma excelente opção. Além de transmitir sofisticação, esta bebida acompanha pratos saborosos e pode até mesmo servir de ingrediente especial. Fabricação do vinho tinto, que inclui cascas e sementes das uvas na fermentação, favorece a concentração de substâncias benéficas à saúde. O vinho não é exatamente uma poção da juventude, mas pode ser um aliado eficaz para eliminar gorduras, manter a pele jovem e prevenir a produção de colesterol e o aparecimento de doenças cardiovasculares. Tudo isso, claro, sem exageros no consumo, pois apesar dos benefícios trata-se de uma bebida alcoólica.

Por que esta bebida pode contribuir para a nossa saúde?

As uvas são importantes fontes de nutrientes antioxidantes. Essas substâncias são os principais agentes que causam os efeitos positivos sobre quem consome vinho. Os antioxidantes, tais como os flavonóides, atuam prevenindo doenças do coração por auxiliar na melhora de parâmetros lipídicos (redução de triglicerídios, por exemplo) e, na pele, produz efeito rejuvenescedor. Pesquisa realizada recentemente indicou que compostos presentes na uva podem auxiliar no combate à celulite.

Se a versão escura da bebida tem tantas qualidades, o que dizer do vinho branco?

A versão mais clara da bebida também faz também bem, mas o vinho tinto contém 10 vezes mais polifenóis (substâncias químicas que fazem bem ao corpo humano e que são liberadas e potencializadas na mistura com o álcool) do que branco.

Pesquisas mostram que os vinhos tintos do sul da França e da Sardenha, na Itália, têm os maiores níveis de compostos que fazem bem ao coração. Mas até mesmo o suco de uva concentrado pode ser benéfico.

Saber apreciá-lo é necessário: Os benefícios do vinho são conseguidos com uma ingestão controlada. A medida ideal de consumo para quem pode ingerir álcool é de um cálice de vinho por dia. Já pessoas com restrições, como portadores de diabetes e hipertensos em situação controlada, podem ingerir até 500 mL do suco por dia.

Portal UAI

Nenhum comentário:

Postar um comentário