quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

Mundo ficou menos livre em 2009, diz instituto

Segundo levantamento da Freedom House, uma tradicional organização americana, 40 países ficaram menos livres no ano passado. Mais de 2 bilhões de pessoas vivem em países onde as liberdades não são respeitadas:
A organização sem fins lucrativos Freedom House, sediada em Washington, nos Estados Unidos, divulgou na terça-feira (12) o estudo “Liberdade no Mundo em 2010”, no qual retrata os países conforme o grau de liberdade individual que seus cidadãos possuem. Pelo quarto ano seguido, o mundo ficou “menos livre” segundo a organização, a maior sequência de queda nas liberdades em quase 40 anos de estudo.

De acordo com a Freedom House, 2009 foi um ano marcado pela “intensificada repressão contra defensores dos direitos humanos e ativistas civis”, o que fez com que 40 países registrassem diminuições nos níveis de liberdade medidos pela organização, enquanto apenas 16 melhoraram. “As notícias de 2009 são realmente preocupantes”, disse Arch Puddington, diretor de pesquisa da Freedom House. “O declínio é global, pois afetou países fortes econômica e militarmente, países que mostravam sinais de reforma e os governo mais autoritários se tornaram ainda mais repressivos”, disse ele.

Matéria completa: Revista Época

Nenhum comentário:

Postar um comentário