O turismo é o maior fenômeno socioeconômico contemporâneo, movimentando 800 milhões de pessoas em viagens internacionais, 80 milhões de brasileiros circulando pelo país, 10% do PIB mundial, 16% dos empregos, integrando 56 segmentos de pequenas e médias empresas. O Brasil, que tem um potencial incomensurável para ser uma potência mundial na área do turismo, recebe apenas 5,5 milhões de turistas estrangeiros enquanto a França recebe 89 milhões de visitantes. Quanto à receita, faturamos 3,8 bilhões de dólares, contra 108 bilhões faturados pelos Estados Unidos.
O ecoturismo representa 150 milhões de viajantes e cresce 20% ao ano.
Mato Grosso, neste contexto, desfruta de um potencial privilegiado com três ecossistemas.
A Chapada dos Guimarães tem sido alvo maior das reflexões, por ser tão diversificada em suas atrações e pobre no desenvolvimento do seu potencial. Neste sentido, o atual Secretário de Turismo do Estado investiu com objetividade em projetos de ordenamento turístico abrangentes em áreas como Portão do Inferno, Véu de Noiva, Mirante, Salgadeira, Cidade das Pedras, Paredão do Eco, trilha do morro de São Jerônimo e implantação dos teleféricos. Foi mais longe, conseguiu recursos para implantá-los.
O teleférico sabidamente é um dos meios de transporte turísticos mais emocionantes, certamente o de menor impacto ambiental em todo o mundo e, por estas razões, amplamente utilizado nas principais regiões turísticas do globo, proporcionando emoção, educação ambiental e integração do homem com a natureza.
Os países mais desenvolvidos do mundo na área de turismo, principalmente aqueles com grande patrimônio de vales e montanhas, utilizam intensamente este extraordinário meio de transporte aéreo, contribuindo nas últimas décadas com um grande desenvolvimento turístico dessas regiões. A Suíça, como exemplo, possui 600 teleféricos, contribuindo de modo estratégico para o turismo daquela país.
Um exemplo dessa evolução é o novíssimo Vanoise Express, o maior teleférico do mundo, que possui cabines com andares para 200 passageiros.
Um dos nossos símbolos e orgulhos é o bondinho do Pão de Açúcar, criado no longínquo ano de 1912, localizado no coração do Rio de Janeiro (bairro da Urca) e um dos atrativos mais lindos e famosos do Brasil.
São Vicente (SP), Triunfo (PE), Presidente Prudente (SP), Nova Friburgo (RJ), Caxambu (MG), Atibaia (SP), Poços de Caldas (MG), Aracaju (SE), Ubajara (CE), são alguns outros exemplos de teleféricos brasileiros instalados em áreas estratégicas destes destinos e que se incorporaram à paisagem como principal atrativo destas cidades.
O mercado da terceira idade, um dos mais disputados do mundo, é o maior beneficiário desse empolgante meio de devaneio.
Por outro lado, está estritamente convergindo com o programa de uso público e ecoturismo em parques nacionais oportunidade de negócios, que tem como objetivo primordial atualizar os padrões de uso destas unidades de conservação sob administração federal, de forma a viabilizar o cumprimento das suas finalidades básicas de preservação dos ecossistemas naturais, buscando, em paralelo, intensificar o aproveitamento do patrimônio natural e cultural do país.
Ao mesmo tempo, reconhecendo as mudanças dos valores sociais ligados ao meio ambiente nas últimas décadas, refletidas de modo marcante nas formas de lazer e viagens voltadas para atividades que têm a natureza como cenário e objetivo, o programa busca dar uma resposta à demanda da sociedade de contato direto com a natureza dos parques.
Um desentendimento logístico entre o secretário de Turismo do Estado e o promotor público de Chapada dos Guimarães e alguns políticos deve servir para uma unidade de pensamentos e disciplina de cada autoridade no cumprimentos das suas missões, sem contudo extravasar a lei, a autoridade e ou a opinião pessoal de cada um.
O teleférico é uma conquista e a Copa do Mundo vem aí.
AGRIPINO BONILHA FILHO é secretário municipal para assuntos da Copa 2014 em Cuiabá.
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