quarta-feira, 1 de abril de 2009

Agricultores de Baependi investem em oliva orgânica

A exemplo de agricultores pioneiros do município de Maria da Fé, no Sul do Estado, produtores de Baependi, na mesma região, também estão apostando no plantio de azeitona. Cerca de seis deles estão cultivando oliveiras em uma área de dez hectares, em média, com acompanhamento de técnicos da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural de Minas Gerais (Emater-MG). Parte deles está testando o plantio de oliva, com técnicas da agricultura orgânica. Segundo o extensionista Marco Aurélio Serafim Santos, que presta assistência a esses produtores, a experiência de cultivo de oliveiras na fazenda da Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig), em Maria da Fé, o clima frio de Baependi, a mais de mil metros de altitude, e a perspectiva de um futuro promissor, estão entre os atrativos que influenciaram a opção desses agricultores pela atividade.

De acordo o técnico, as experiência de Maria da Fé e Baependi estão demonstrando que a oliveira demora em média, cerca de três anos para apresentar resultados, enquanto na Europa demora 10 anos. “Em Baependi as oliveiras deram frutos com apenas dois anos após o plantio”, afirma. Marco Aurélio explica que o fato do Sul de Minas ser uma região fria e de clima úmido facilita no desenvolvimento da cultura. “A previsão é que no final do ano que vem a gente consiga produzir mais 100 quilos de azeitona porque muitos produtores estão empolgados em cultivar oliveira”, acrescenta. Ainda de acordo com o extensionista, o objetivo é aumentar a produção e instalar uma agroindústria no município para a produção do azeite.

Saiba mais: Assessoria de Comunicação da Emater-MG - Núcleo de Imprensa - (31) 3349-8021

Foto: crédito Marco Aurélio Serafim. Da esquerda pra direita, agricultores Cláudio Alvarez Ferreira (agachado) e Breno Monteiro dos Santos (terceiro) sócios do Olival Sta. Maria.

Circuito FM 24 horas na rede mundial de computadores

Nenhum comentário:

Postar um comentário