Pesquisa com dezessete tipos de frutas, verduras e legumes vendidos no Brasil aponta que mais de quinze por cento possuem resíduos de agrotóxicos proibidos ou além do permitido por lei. O estudo, divulgado na quarta-feira (15), foi realizado em dois mil e oito pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária, a Anvisa. Os resultados do estudo variam de acordo com os estados analisados e as amostras coletadas. O pimentão foi o alimento que apresentou maior índice de irregularidades. O ministro da Saúde, José Gomes Temporão, dá dicas para as pessoas evitarem alimentos contaminados:
"Algumas medidas são importantes de orientação, quer dizer, é importante lavar frutas, verduras e legumes antes do consumo. As folhas externas também serem arrancadas e que a população priorize, prefira os produtos de época. Porque estes produtos, em princípio, usam no seu plantio, na sua produção uma quantidade menor de agrotóxicos."
O ministro da Saúde ressaltou também os resultados não significam que todos os produtos estão contaminados. Desde dois mil e um a Anvisa tem um programa para monitorar os níveis de resíduos agrotóxicos nos alimentos mais consumidos em cada região do País. Todos os anos, a lista de alimentos que são analisados é ampliada.
Reportagem, Janary Damacena
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário